Elaboração do Plano Municipal de Turismo caminha para fase final
Elaboração do Plano Municipal de Turismo caminha para fase final
Publicado em 29/09/2017 17:16 - Atualizado em 29/09/2017 17:27
Reunidos na tarde de ontem (28), os conselheiros do Comtur elegeram o Conselho Fiscal do Fundo Municipal de Turismo e definiram a data da última oficina de elaboração do Plano, bem como os próximos passos após essa finalização
O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) se reuniu, na tarde de ontem (28), no Memorial Affonso Penna, para repasse de informações e diretrizes estabelecidas a partir das oficinas de elaboração do Plano Municipal de Turismo já realizadas. Ocorreu também a eleição do Conselho Fiscal e a definição da data da 3ª e última Oficina, que será em 18 de outubro.
Na ocasião, também foram definidos os próximos passos a serem seguidos após o término das oficinas de elaboração. São eles, monitorar o plano de ação do Comtur, aprovação do Plano Municipal de Turismo e preenchimento dos documentos para envio à Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, referente ao ICMS Turístico.
Histórico
O Comtur se reuniu pela primeira vez no dia 19 de junho, momento em que foram empossados os conselheiros e a diretoria, composta por presidente (Thalles Araújo Carneiro), vice-presidente (Luiz Antônio da Silva) e secretária (Neide Maria da Silva). No dia 29 deste mesmo mês aconteceu a segunda reunião do Conselho para tratar de deliberações do Regimento Interno e indicação de nomes dos participantes das oficinas de construção do Plano Municipal de Turismo.
A 1ª Oficina de Elaboração do Plano Municipal de Turismo aconteceu no dia 27 de julho e reuniu conselheiros e representantes da sociedade civil ligados ao comércio, associações e ao ramo de hotelaria, eventos, dentre outros setores com viés turístico. O grupo começou a pontuar os quesitos que cada um considerava pertinente de ser explorado, a fim de desenvolver o turismo local.
Já a 2ª Oficina de Elaboração, no dia 17 de agosto, foi marcada pela construção das diretrizes estratégicas do Plano e priorização das ações. A partir disso, foram definidos seis eixos estratégicos: infraestrutura (geral e turística), legislação e normatização, regionalização, segmentação do turismo, capacitação e qualificação, promoção e apoio à comercialização.
Além disso, neste momento, também foi estabelecida a prioridade de cada ação, divididas em urgente (até um ano), médio prazo (até quatro anos), longo prazo (acima de quatro anos) e simples resolução.
por Comunicação