Plano de Mobilidade Urbana é pauta de audiência no dia 11
Em mais uma ação, dentro da Gestão 5.0, pilar Mobilidade Urbana e Infraestrutura, o Plano tratará de assuntos como a organização do espaço urbano, envolvendo o trânsito, os transportes e a circulação de pessoas.
Publicado em 30/08/2019 17:21 - Atualizado em 19/02/2021 10:42
Em mais uma ação, dentro da Gestão 5.0, pilar Mobilidade Urbana e Infraestrutura, o Plano tratará de assuntos como a organização do espaço urbano, envolvendo o trânsito, os transportes e a circulação de pessoas.
Finalidade. O objetivo do Município ao buscar desenvolver um Plano de Mobilidade Urbana é assegurar a capacidade de deslocamento das pessoas, bem como de bens, garantindo assim, esse direito básico da população que vive na Cidade. O contrato já foi assinado e as atividades planejadas. Esta é mais uma iniciativa dentro do pilar Mobilidade Urbana e Infraestrutura, da Gestão 5.0, numa busca por soluções nos moldes das cidades inteligentes.
Audiência. Respeitando uma estratégia de transparência e participação popular, no dia 11 de setembro, às 19h, no Memorial Affonso Penna, acontece uma primeira audiência para discutir a construção deste Plano. Entre os temas em pauta, estão assuntos como a organização do espaço urbano, no que versa sobre o trânsito, os transportes e a circulação de pessoas.
Metas e Ações. Durante a execução do projeto, seguindo sete metas, assim enumeradas, serão executadas uma série de ações. Dentre elas, estão pontos como levantamento planialtimétrico do Sistema Viário Urbano e mapeamento das principais vias de acesso do município; capacitação; levantamentos e diagnóstico técnicos; e análise de leitura comunitária; até chegar no desenvolvimento do Plano. Após esta fase, acontece a audiência pública de apresentação e depois é feito o relatório final e criado o projeto de lei.
Laboratório. A Secretaria de Educação do Espírito Santo serve de laboratório para desenvolvimento do projeto, logo, eventuais visitas técnicas estão contempladas e deverão ser realizadas ao Estado, ao longo da realização deste empreendimento.
Participantes. O projeto é coordenado pelo professor Nilson Tadeu Ramos Nunes, do Departamento de Engenharia de Transportes e Geotecnia (ETG), da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Ele tem em sua equipe mais cinco docentes/pesquisadores da Universidade, além de alunos de pós-graduação e graduação.
ODS. O desenvolvimento deste projeto também está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável(ODS) da ONU, mais precisamente ao de número de 11, que versa sobre Cidades e Comunidades Sustentáveis. O ODS em questão trata da urbanização inclusiva e sustentável e do acesso e da expansão dos transportes públicos, atendendo as necessidades de todos os usuários.
por Comunicação Social