Roteiro pelo Centro Histórico
Passeio turístico por Santa Bárbara
Publicado em 11/04/2018 08:18 - Atualizado em 11/04/2018 10:03
Pacata cidade do interior de Minas Gerais, com 30 mil habitantes, Santa Bárbara carrega os traços da Estrada Real a cruzar com as mais belas curvas das montanhas de Minas.
Em seus 313 anos, a tricentenária Santa Bárbara é conhecida como terra de Affonso Penna. Entre os mais ilustres filhos de Santa Bárbara, Affonso Penna aqui cresceu, exerceu a profissão de advogado e foi eleito presidente da República.
Neste cenário de riquezas culturais e histórias pra contar, a Matriz de Santo Antônio divide espaço com o Museu Antoniano e juntos, traçam as origens de uma terra, que nasceu no século de XVIII, como Vila de Santo Antônio do Rio Santa Bárbara.
Com singulares paisagens naturais, possui um grande acervo histórico cultural. Antigas construções refletem uma singular arquitetura, que traz, nos traços de Ataíde, a sensibilidade do barroco nas muitas pinturas e peças sacras.
Ricos patrimônios materiais compõem o Centro Histórico, que hoje, é palco de importantes patrimônios imateriais.
O valor cultural da Festa de Santo Antônio, o som da Corporação Musical, as cores do Gongado, os detalhes da palha que vira arte, o retrato de antigas memórias em rupestres pinturas, a primazia de uma arte que musicada encanta, a encenação de uma história secular que emociona, o trançar de fitas que há mais de 80 anos marca a tradição de imponentes cavaleiros e de toda uma comunidade que, unida, revive a luta e a harmonia entre mouros e cristãos.
As ruínas também simbolizam a beleza de uma comunidade que apresenta a sua cultura na rota de um dos mais belos Santuários do País: o Caraça.
De Santa Bárbara ao Santuário do Caraça, nosso patrimônio está nas celebrações, nas tradições artísticas e alimentares, nas paisagens culturais e naturais.
Entre Serras da Piedade ao Caraça o famoso queijo mineiro também tem raízes em Santa Bárbara.
É a cidade na rota gastronômica de Minas, compartilhando conhecimentos culinários de um produto que se assemelha aos melhores do mundo!
Essa é a rota turística de uma cidade que há mais de 300 anos vem contando histórias e construindo valores para acolher a todos e fazer parte da sua história!
Um novo olhar para o turismo para inspirar novas histórias.
Um novo olhar para o patrimônio cultural para fazer a diferença no desenvolvimento sustentável de uma cidade e de um povo, que preserva seus bens culturais e naturais, para trilhar novas histórias no futuro!
por Comunicação Social